Como sabemos, a certa altura da vida de um jovem é preciso escolher quais caminhos seguir. E escolher a profissão ideal é um ponto importante que permeia na cabeça do adolescente diante de tantas escolhas. Sendo assim, esse pode ser um período de muito medo e incertezas.

Nesse momento, a família se torna uma base importante que pode oferecer apoio emocional, tomando cuidado para não impor a sua escolha e respeitando as decisões do seu filho. Além disso, a família pode ajudar de outras maneiras a ampliar o olhar do jovem para as áreas que podem trazer melhores oportunidades.

Separamos algumas maneiras de ajudar e contribuir nessa importante decisão do seu filho!

Identifiquem as principais características e habilidades

Um ponto inicial que vocês podem partir é identificar em quais atividades seu filho apresenta uma maior aptidão. Podemos usar como exemplo uma pessoa que possui características de criatividade e espontaneidade muito afloradas. Dificilmente, ela seria feliz em uma profissão burocrática, na qual é limitada em utilizar tais características.

Sabemos que qualquer capacidade pode ser desenvolvida no indivíduo, no entanto, as habilidades naturais facilitam todo o processo de preparação para o mercado de trabalho. Ainda que um jovem goste da ideia de seguir a carreira médica, como seu avô ou pai, talvez, ele não se sinta apto para estar em um ambiente hospitalar por muito tempo. Logo, isso implicaria na insatisfação da sua vida profissional. 

 

Pesquisem e conheçam as diferentes profissões

Após identificar as principais características e habilidades do seu filho, é hora de conhecer as inúmeras opções de profissões existentes, inclusive, dentro de uma mesma área. Por exemplo, um jovem que gosta de animais pode trabalhar com veterinária, com biologia ou ter o seu próprio negócio. 

Por isso, é de extrema importância levantar mais informações sobre os cursos que atendam a um talento nato. Pesquisem na internet e busquem por graduações ou cursos técnicos que estejam dentro do interesse. Seu filho terá uma lista considerável para analisar. 

 

Seja atencioso e acolhedor

Escolher uma profissão é muito difícil e você já deve saber disso! Portanto, não diminua esse peso que seu filho está carregando para fazer essa importante escolha de vida. 

Compreenda as dúvidas e os medos que ele está enfrentando e tente sempre acolhê-lo. Ouça o que ele tem a dizer e mostre que você o apoia. Ressalte ao seu filho que a escolha da profissão não é definitiva e que acertos e erros fazem parte da vida. Muitas vezes, a formação pode ser complementada com uma pós-graduação ou um curso também. 

Tome cuidado e atente-se para não tentar induzir a escolha do seu filho baseando-se nas suas expectativas pessoais, ou até mesmo fazer comparações. As profissões das pessoas da família são ótimas para inspirar e despertar a admiração, mas elas não devem ser um padrão a ser copiado.