O sono é um importante aliado no desenvolvimento corporal e mental das crianças. Noites de sono bem reguladas apresentam uma saúde melhor, contribuem para o crescimento, aprendizagem e apresentam menores níveis de estresse.

Dessa forma, é importante que as crianças tenham rotinas estabelecidas que auxiliam diretamente em uma boa noite de sono. Ou seja, ter horários regulares para a alimentação, o descanso e o lazer fazem com que o comportamento para um sono saudável funcione de maneira mais eficaz. 

 

QUANTAS HORAS DE SONO MEU FILHO DEVE TER?

De acordo com recomendações médicas, o tempo ideal de sono varia de acordo com cada faixa etária, sendo de muita importância acompanhar para que as crianças durmam as quantidades de horas necessárias:

– Dos 4 aos 12 meses: Dormir entre 12 a 16 horas por dia
– Do 1o aos 2 anos: Dormir entre 11 a 14 horas por dia
– Dos 3 aos 5 anos: Dormir entre 10 a 13 horas por dia
– Dos 6 aos 12 anos: Dormir entre 9 a 12 horas por dia
– Dos 13 aos 18 anos: Dormir entre 8 a 10 horas por dia

 

CONFIRA 5 HÁBITOS IMPORTANTES QUE AJUDAM NA HORA DE DORMIR 

1- ALIMENTAÇÃO
Ofereça refeições saudáveis e com horários definidos. Esse hábito irá proporcionar muitos benefícios para o desenvolvimento e saúde da criança, além de auxiliar também para uma noite de sono tranquila. 

Além disso, é importante se atentar aos alimentos oferecidos no período da noite, já que existem alimentos mais pesados que podem dificultar o sono, assim como as refeições fora de hora.

 2- BANHO DE SOL
Ter o costume de tomar banho de sol por, pelo menos, de 10 a 15 minutos no período da manhã para auxiliar na produção dos hormônios relacionados ao sono e, assim, durante a noite, ter mais facilidade para dormir.

3- AMBIENTE
Os estímulos acerca da criança influenciam diretamente no sono da criança, inclusive o fator comportamental.

Por isso, recomenda-se evitar alguns estímulos, como: barulho, brincadeiras, dispositivos como celular, tablets e televisão, pelo menos, 2 horas antes de dormir, ajudando o corpo a entrar em um estado de relaxamento.

Ainda no que refere-se ao ambiente, devemos acostumar que durmam em suas próprias camas e quartos, evitando comportamentos de dormir no quarto dos pais, sala ou em outros ambientes. 

4- BANHO
Antes de dormir, o banho contribui também para o relaxamento e, nas crianças menores, recomenda-se fazer massagens que podem auxiliar o processo. 

5- LEITURA
Por fim, o hábito da leitura no preparo do sono gera na criança a compreensão daquele momento, fazendo com que seu cérebro assimile ao momento de dormir.  Além disso, proporciona diversas memórias especiais e um momento agradável em família.