A fase da adolescência traz diversas mudanças no comportamento do indivíduo. Trata-se de um período em que são adquiridas novas opiniões, interesses e mudanças bruscas de humor, acarretando em uma série de adaptações para todos do contexto familiar.

A adolescência começa por volta dos dez ou onze anos de idade e perdura até os 18 ou 20 anos. Nesse período, os jovens buscam um grupo de amigos que possuam os mesmos interesses e acabam, consequentemente, se afastando dos pais por não se sentirem satisfeitos em relação aos seus interesses sociais.

É natural que isso aconteça na busca da própria identidade, criando laços de amizade e relacionamento com pessoas que seguem um mesmo ideal, forma de pensar ou com que compartilham gostos e interesses.

O fato é que, muitas vezes, ao perceberem tais mudanças nos filhos, os pais experimentam sensações variadas, como medo, insegurança, ciúme e outros sentimentos desconfortáveis. A questão é saber se comportar em cada fase dos filhos e flexibilizar a maneira de agir perante às situações.

 

1.OFEREÇA APOIO E COMPREENSÃO

O passo mais importante é demonstrar apoio para que eles se sintam seguros e possam contar com os pais. Criar e manter uma relação de confiança é fundamental e, assim, se manter atualizado de suas experiências para orientar o melhor caminho a seguir.


2.SEJA O EXEMPLO

Ser exemplo de bons hábitos e comportamentos ajuda o adolescente a entender até onde pode ir e estabelecer uma relação de confiança com os pais.

 

3.RESPEITE SEU ESPAÇO

Por mais difícil que isso seja, preserve o momento do seu filho. Além de ser uma questão muito importante na qual ele precisa vivenciar, seu respeito demonstra que você o ama a ponto de não interferir em seu espaço. Dentro dos limites estabelecidos, é claro!

 

4.SEJA OBJETIVO

Os adolescentes precisam saber o que os pais esperam deles e quais consequências podem acontecer caso não obedeçam. Não espere que seu filho saiba quais são suas expectativas.

 

5.MOSTRE FLEXIBILIDADE

Seu filho precisa que você confie nele, e para isso, seja razoável ao conceder mais liberdade, conforme ele merecer. Preocupe-se com o caráter dele, seu objetivo não é apenas fazer com que ele lhe obedeça, mas ajudá-lo a desenvolver uma consciência saudável.

 

6.TRATE-O COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO

Para finalizar, tente entendê-lo antes de criticá-lo, procure conversar sempre que possível e aproveite os momentos de lazer para terem conversas tranquilas e divertidas. A amizade é a melhor base para o funcionamento da família.

 

O crescer é uma fase natural da vida e quando as etapas são acompanhadas da supervisão dos pais, a adolescência deixa de ser preocupação e vira entendimento.