Ser criança é descobrir, para os pequenos tudo é novidade. Essa é uma das razões de serem tão criativos, pois a cada instante uma experiência nova é absorvida. Para eles, essa imaginação aflorada é totalmente natural.

Quão fácil seria o nosso dia a dia se conseguíssemos ter essa aptidão em criar coisas novas e utilizar nossa imaginação para resolver nossos problemas? Esse é um dos motivos para você incentivar a criatividade do seu filho. Isso não contribuirá apenas para o seu desenvolvimento e aprendizado de agora, mas também terá um impacto significativo no futuro. 

Os pais possuem um papel fundamental no estímulo da criatividade da criança, principalmente, transformando a rotina da família e o lar em um ambiente propício para isso. 

Confira 4 dicas super fáceis para, em família, estimular a criatividade da criança de forma correta. 

 

1 – Cantinho da criatividade

Uma das práticas que inibem a criatividade é o limite excessivo colocado pelos pais no dia a dia da criança, para evitar bagunça, rabisco no chão e nas paredes, etc. Por isso, o ideal é ter um espaço dentro de casa onde a criança esteja livre para desenhar, brincar, rabiscar e poder se sujar à vontade, estimulando o seu potencial criativo. 

 

2 – Crie desafios

Quando existe um problema é necessário buscar uma solução. Por isso, proporcione atividades no dia a dia da criança que a incentive a pensar na melhor forma de resolver a situação. 

Desafios simples e diários que podem ser feitos em forma de brincadeiras, com brinquedos ou nas tarefas de casa. Por exemplo, ao ir da sala para cozinha o pequeno só poderá pisar em uma parte do piso, pois as outras viraram um grande rio com uma correnteza muito forte. Ou, a mamãe precisa colocar as roupas dentro da máquina de lavar e, para ajudar, ele precisa jogar as roupas de uma certa distância. 

Caso seu filho tenha dificuldade nos desafios, ou não consiga resolvê-los, faça comentários positivos para incentivá-lo e mostrar que errar faz parte e tentar até conseguir também.

 

3 – Responda todas as perguntas 

Como mencionado no início do texto, o mundo é uma grande descoberta para a criança, é normal que ela tenha muitas dúvidas. Literalmente, sobre tudo. Os adultos com quem convive são a sua referência, então, é com você que ela tentará descobrir as respostas. 

Responda todas as perguntas feitas pelo seu filho, ele não pode ficar com dúvidas. Não importa qual seja o tema, existe uma resposta apropriada para a idade dele. Caso não saiba, não minta, pois quando ele descobrir a verdade, a confiança em você será abalada. Seja sincero e se ofereça para buscarem a resposta juntos. 

Jamais reprima a curiosidade, ela é uma grande aliada da criatividade. 

 

4 – Apoie os gostos e aptidões da criança

Nós, adultos, amamos nos divertir com o que gostamos, né?! Pois as crianças também. Aproveite as atividades que a criança mais gosta para estimular sua imaginação. Por exemplo: se ela gostar de brincar com bola, lembre do que foi dito no item 2 e crie desafios com bolas. 

Não force seu filho a realizar atividades que ele não goste, pois isso causará o efeito reverso. Mesmo se a atividade possuir benefícios para o desenvolvimento da imaginação. Por exemplo, não adianta forçá-lo a desenhar se ele não gosta disso.