Com a chegada dos vestibulares, e também nos períodos de provas escolares, é necessário que o conteúdo ensinado em sala esteja na ponta da língua. Muitos alunos, mesmo revisando o conteúdo algumas vezes, não conseguem fixar a matéria. 

A ideia desse artigo não é ajudá-lo a decorar, mas, sim, memorizar o conteúdo e ter a certeza de que o aprendeu. Preparamos um passo a passo simples com 5 dicas incríveis para te ajudar nos estudos. 

 

1 – Se organize

O primeiro passo a ser feito nos seus estudos é o planejamento. Se você não estudar de maneira organizada, aprendendo e revisando os conteúdos com calma, será consumido pela preocupação e pela ansiedade. Consequentemente, terá um aproveitamento menor. Então, crie um plano de estudos. 

 

2 – Faça resumos e mapas mentais

Uma das maneiras de memorizar o conteúdo é realizando resumos dos conteúdos estudados. Porém, isso não quer dizer copiar a teoria da matéria em um outro papel. O resumo deve ser feito com as suas palavras. Por exemplo, anote os pontos principais, divida-os em tópicos e explique cada um deles com as suas palavras. 

Os mapas mentais são uma espécie de resumo em desenho. Totalmente visuais e  com formatos variados, dependendo da criatividade e necessidade. Podem ser compostos de caixas de texto, setas, cores, desenhos, etc. Existem diversas ferramentas na internet que ajudam a elaborar mapas mentais. 

Além de fixar a matéria ao realizar o resumo e/ou mapa mental, você pode conferí-los regularmente para relembrar o assunto e sanar dúvidas. 

 

3 – Leia em voz alta

Para absorvermos um conteúdo escrito é necessário lê-lo, porém, é possível aumentar a assimilação desse ao ler em voz alta. Nosso cérebro armazena por mais tempo aquilo que ouvimos, em relação ao que vemos. 

Uma sugestão é gravar, em áudio, a narração dos seus resumos para ouvir quando achar necessário. 

 

4 – Explique a matéria para si mesmo

Pode até parecer estranho, mas ao explicar a matéria, em voz alta, para si mesmo, estimula o cérebro a guardar as informações e descomplicar a teoria, ainda, você consegue reconhecer suas dúvidas sobre o assunto.

 

5 – Explique para outra pessoas  

Tente também explicar o assunto para outra pessoa, não importa quem seja. Quanto mais a matéria for verbalizada, mais o seu cérebro irá memorizá-la. Pode ser o pai, a mãe, o irmão, o amigo e até o gato ou o cachorro. (Obs.: não tem ironia envolvida, vale até os animaizinhos mesmo).

 

6 – Resolva exercícios

Não existe aprendizado sem prática. Pois quanto mais praticar, melhor você vai ficar. Após ter assimilado o conteúdo, coloque o conhecimento à prova, procure exercícios para resolver. Principalmente se estiver estudando para o vestibular, busque questões de edições passadas sobre o tema.